Bolo de coco, passas e rum

alem do horizonte - bolo de coco passas e rum 01

Bolo parece panetone com toque tropical do nosso coco – Da Chef Helô, Além do Horizonte.

INGREDIENTES
1 copo de passas (100 gramas)
½ copo de Rum
150 gramas de chocolate meio amargo picado
2 copos + 2 colheres de sopa de farinha de trigo (300 gramas)
1 copo de açúcar mascavo, bem apertado no copo (220 gramas)
1 colher de sopa de fermento em pó
170 gramas de coco ralado, sem açúcar acrescido
3 ovos
3 gemas
9 colheres de sopa de óleo de girassol ou canola
2 colheres de sobremesa de essência de baunilha

PARA A CALDA
200 ml de leite de coco + 3 colheres de sopa de leite de coco
100 ml de Rum + 30 ml de Rum
½ copo de açúcar refinado (100 gramas)
2 copos de açúcar de confeiteiro (280 gramas)

MODO DE PREPARO
Ponha as passas numa vasilha pequena e cubra com o ½ copo de rum. Deixe repousar pelo menos duas horas. O ideal é deixar de um dia para o outro para as passas hidratarem bem.
Pré-aqueça o forno a 180 º C graus. Unte com bastante manteiga uma forma de tubo, e polvilhe com farinha. Reserve. Na vasilha da batedeira, ponha a farinha de trigo, o açúcar mascavo, o fermento em pó e o coco ralado. Numa outra vasilha, de preferência um copo medidor daqueles de vidro para ficar mais fácil entornar, ponha os ovos, as gemas, o óleo, a baunilha e misture com um garfo para quebrar os ovos. Entorne os líquidos nos secos, misturando em velocidade baixa na batedeira. Quando a farinha tiver toda incorporada, junte as passas escorridas (descarte o Rum das passas) e o chocolate picado.
A massa vai estar bem grossa. Entorne-a na forma preparada, usando uma espátula para espalhar ela uniformemente. Leve ao forno por 40 minutos ou até uma faca sair limpa do centro do bolo.
Enquanto o bolo está assando, ponha numa panelinha os 200 ml de leite de coco da calda, os 100 ml de Rum e o açúcar refinado. Leve ao fogo somente até o açúcar dissolver. Retire do fogo e reserve até o bolo ficar pronto.
Quando o bolo estiver assado, retire do forno e ponha numa grelha para esfriar. Deixe o bolo repousar 10 minutos e em seguida, fure-o todo com um palito grande (tipo de churrasco) ou uma faca. Fure o bolo todo sem esquecer as beiradas! Derrame então a calda, bem devagar, para dar tempo de a massa absorver toda a calda. Se preciso, espere uns minutos antes de entornar mais calda. Deixe o bolo esfriar totalmente antes de retirar da forma.
Enquanto o bolo esfria com a calda, vamos misturar os ingredientes da calda de cobertura. Numa vasilha ponha o açúcar de confeiteiro e regue-o com os 30 ml de leite de coco e 30 ml de Rum. Cheque a consistência e adicione mais leite de coco ou Rum ou adicione mais açúcar se a calda estiver líquida demais.
Quando o bolo estiver frio na forma, desenforme-o no prato de servir. Cubra com a segunda calda, entornando-a bem devagar para criar uma camada espessa e espere esta secar antes de servir. Se você quiser, pode polvilhar mais coco ralado por cima da calda.

Fonte: gshow.globo.com.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s