Bolo de laranja com calda de maracujá

alem do horizonte - bolo de laranja com calda de maracuja 01

Veja como essa mistura fica saborosa – Da Chef Helô, Além do Horizonte.

INGREDIENTES
100 gramas de manteiga sem sal, derretida e à temperatura ambiente
3 laranjas
2 copos rasos de farinha de trigo
2 colheres de sobremesa de fermento em pó
6 ovos
1 ¾ copo de açúcar (350 gramas)
1 colher de sobremesa de sal
140 ml de creme de leite fresco
½ copo de suco de laranja
2 copos de açúcar de confeiteiro
2/3 copo de polpa de maracujá
1 copo de açúcar
1 copo de água

MODO DE PREPARO
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre com papel manteiga uma forma retangular de 26 cm. Unte com manteiga e polvilhe de farinha. Reserve.
Rale as cascas das laranjas com cuidado para não retirar a parte branca da fruta. Junte as raspas ao açúcar e com as pontas dos dedos, esfregue bem o açúcar às raspas para liberar todos os óleos perfumados. Reserve. Numa outra vasilha, junte a farinha, o fermento e o sal e reserve.
Na vasilha de uma batedeira, ponha os ovos e o açúcar com as raspas. Bata em velocidade alta até formar uma massa bem leve. Acrescente o creme de leite misture rápido em velocidade baixa. Adicione então a farinha com o fermento e sal e misture delicadamente, na velocidade mais baixa, somente até todos os ingredientes estarem incorporados a massa. Por fim, misture delicadamente a manteiga derretida. Pare a batedeira e ponha toda a massa na forma preparada. Leve ao forno pré-aquecido por 50 minutos ou até uma faca sair limpa do centro do bolo.
Enquanto isso, esprema as laranjas até obter ½ copo de suco. Adicione os 2 copos de açúcar e misture (essa calda não vai ao fogo!). Fure o bolo todo ainda quente e entorne a calda bem devagar. Derrame aos poucos para a calda entrar toda nos furinhos do bolo. Deixe o bolo esfriar totalmente antes de prosseguir.
Numa panela pequena, misture a polpa dos maracujás, a água e o açúcar. Em fogo alto, misture até dissolver todo o açúcar. Abaixe o fogo e deixe ferver em fogo médio/baixo até a calda engrossar.
Enquanto isso desenforme o bolo passando uma faca entre as laterais para ter certeza que ele esteja bem solto da forma. Inverta o bolo num prato e em seguida vire ele de volta de cabeça pra cima. Com o bolo já no prato de servir, entorne a calda de maracujá pelo bolo todo. Sirva a temperatura ambiente.

Fonte: gshow.globo.com.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s